Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/storage/7/99/df/caetite2/public_html/site/wp-includes/post-template.php on line 317

A Prefeitura Municipal, através da Associação Viva, conclui curso de salgados na comunidade da Tabua

Dezoito participantes que concluíram a formação receberam os certificados.

Em confraternização realizada na sexta-feira (13/03) na sede da associação da comunidade da Tabua, com a presença de autoridades municipais, a entrega dos certificados aos dezoito participantes do curso de salgados, habilitados ao preparo dessa modalidade culinária.

Na ocasião, a Primeira-Dama Aline Gondim realçou que estes cursos que têm por principal objetivo a geração de emprego e renda, com habilitação em várias atividades, já atenderam cerca de mil e setecentas pessoas, cerca de noventa por cento delas da zona rural e distritos do município – algo até então inédito na história da cidade.

Além da Tabua, localidade bastante tradicional que vem demonstrando ser uma comunidade realmente participativa, os projetos de formação da Associação Viva atendem especialmente às mulheres. Neste sentido a Primeira-Dama realçou que o município tem uma população feminina de cerca de vinte e seis mil moradoras, e que aquele certificado era só mais um passo no caminho do empoderamento da mulher, que deve conquistar mais espaços e ali na Tabua era um bom exemplo, com várias mulheres como lideranças locais. Assim como ocupar funções de liderança, o empoderamento feminino vem através do conhecimento, algo que este curso complementa, com a participação.

As ações que levam à geração de emprego e renda não dependem, contudo, apenas da Associação Viva. Vários órgãos do município atuam para tornar realidade iniciativas como a Feira da Agricultura Familiar – a ocorrer toda quinta-feira na Praça da Juventude – onde 65 empregos diretos são gerados e estima-se em outros 90 indiretos; assim, além daquele importante certificado do curso, as novas cozinheiras terão espaço garantido para a venda de seus produtos na chamada “Feirinha”.

Concluindo sua fala, a Primeira-Dama adiantou que ali na Tabua, importante centro criador de equinos, será ministrado em breve cursos de casqueamento, ferrageamento e doma racional, ampliando ainda mais a capacidade de renda da comunidade.

Deixe um comentário