Caetité é destaque mais uma vez na luta pelo enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes

Programação especial da Campanha Faça Bonito envolveu toda a sociedade na defesa dos Direitos Humanos.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou em Caetité, entre os dias 14 e 18 de maio, a Campanha Faça Bonito, em combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. Durante os dias da Campanha diversas atividades foram realizadas com o intuito de alertar a população quanto à proteção dos menores e para a denúncia dos casos de abusos e exploração.

A equipe da Campanha esteve na segunda-feira (14/05) na Rádio Educadora Sant’Ana de Caetité e na Star FM, em entrevista à imprensa, nas quais falou a toda comunidade caetiteense sobre a Campanha e a importância desse assunto estar em pauta. Na terça-feira (15/05), foi promovida uma palestra sobre a legislação e formas de denúncia com a advogada do CREAS, Simone Leite, no CAE III. Na quarta e na quinta-feira (16 e 17/05), foram visitados os colégios municipais Dom Manoel Raimundo de Melo em Santa Luzia e o Zelinda Carvalho Teixeira em Maniaçu, onde foram realizadas palestras com os estudantes.

No dia ‘D’ da Campanha, na sexta-feira (18/05), foi realizado no auditório do CETEP um seminário com o tema “Conhecimento da Lei e suas particularidades: Na defesa e garantia dos direitos das Crianças e Adolescentes”, com a presença de estudantes, agentes comunitários de saúde, da Apae e outros. Na composição da mesa, houve representantes do CMDCA, CREAS, Conselho Tutelar, além das Polícias Civil e Militar.

Para a presidente do CMDCA, Daniana Pereira Cotrim, o Faça Bonito é uma campanha que visa chamar a atenção da população sobre sua responsabilidade e levar informação. “A luta do 18 de maio não se resume a um dia ou a uma semana, é uma luta diária. Devemos estar em alerta todos os dias em combate à exploração e ao abuso sexual de menores, protegendo nossas crianças e adolescentes desse crime”, ressaltou.

A Campanha que tem o apoio da Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, teve sua importância enfatizada pela secretária da pasta Cátia Virgínia. “Faça Bonito é denunciar os casos em que a criança ou o adolescente está sendo abusado ou explorado, e é também não manter segredo, mas sim, procurar ajuda”, destacou.

Segundo informações do CMDCA, de acordo com dados do Conselho Tutelar, durante todo o ano de 2017 foram registrados 23 casos de abuso e exploração sexual de menores em Caetité. E em 2018 já são 10 casos registrados. Vale lembrar a importância de denunciar e que não é preciso se identificar. Os telefones para denúncia são o Disque 100 e o número do Conselho Tutelar o (77) 99909-1904.

A campanha foi realizada na semana do dia 18 de maio que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data lembra o triste caso de uma menina de oito anos, de Vitória (ES), que neste dia em 1973 foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. O caso teve forte repercussão e provocou uma grande mobilização em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

A iniciativa da Campanha é realizada em parceria com a Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, e conta com os apoios do Conselho Tutelar, Ministério Público da Bahia, Tribunal de Justiça do Estado e das Polícias Civil e Militar.