Prefeito Aldo Gondim faz balanço dos 15 primeiros meses de governo em entrevista à Rádio Educadora

O Prefeito Aldo Gondim concedeu uma entrevista à Rádio Educadora, na manhã dessa terça-feira (27/03), para fazer um balanço dos 15 primeiros meses de administração municipal. Na oportunidade, estiveram presentes a vice-prefeita Drª Jaquele Fraga, o Procurador Jurídico Dr. Élcio Dourado, e os secretários municipais de Serviços Públicos, Rodrigo Gondim, e de Saúde, Cynthia Lopes.

Durante a entrevista, o prefeito pontuou as principais ações desenvolvidas pela administração municipal, nas mais diversas áreas. Foi falado sobre os investimentos feitos na educação, como a valorização dos professores, investimentos em capacitação, ampliação e reforma de unidades escolares, merenda de qualidade desde o primeiro dia de aula, além da entrega de fardamento, mochilas e kits escolares, para que nossos alunos de desenvolvam da melhor forma possível.

No tangente à Saúde, Aldo Gondim e a Secretária Cynthia Lopes, destacaram que, apesar do subfinanciamento dos recursos da Saúde, o município vem trabalhando de forma intensa para oferecer uma saúde de qualidade.

“Em 2017 realizamos milhares de cirurgias, mamografias e exames de alta complexidade. Foram dezenas de mutirões de glaucoma e um mutirão cirúrgico de catarata que atendeu mais de 600 pessoas. Entregamos uma sala para realização de endoscopia na UPA, além de termos firmado uma parceria com a Fundação Hospitalar Senhora Santana para realização de Cirurgias Uretoscópicas pelo SUS”, destacou Cynthia Lopes.

Ainda sobre a saúde, o prefeito Aldo Gondim destacou a implantação da Unacon. “Esse sonho está cada vez mais próximo de se tornar real. A Unacon será a garantia de tratamento especializado aqui na região, acabando de uma vez com a necessidade de buscar tratamento na capital ou qualquer outra cidade. O projeto é de um grande Centro de Saúde, com 78 leitos, sendo que 10 deles serão leitos de UTI. Essa Unidade de Saúde terá capacidade de realizar cirurgias gerais, oncológicas, ortopédicas, além de quimioterapia e radioterapia. Serão 48 municípios atendidos em Caetité, contemplando cerca de 1 milhão de pessoas”, explicou Aldo.

Na área de infraestrutura o prefeito e o secretário municipal de Serviços Públicos Rodrigo Gondim, destacaram as obras que estão em andamento, bem como as grandes obras que serão feitas. “Estamos realizando diversos calçamentos que compõem um conjunto de obras que iremos fazer nesse ano de 2018. E está em nosso projeto, também, o calçamento de ruas do Bairro Jacaraci, bem como a pavimentação asfáltica de algumas ruas do Bairro Prisco Viana, contemplando não somente o nosso projeto de governo, mas, principalmente, a necessidade do povo”, explicou Rodrigo.

“E temos grandes projetos para serem realizados ainda no nosso mandato, como a construção do anel viário que vai evitar o tráfego intenso de caminhões que ocorre atualmente na área urbana do município. Iremos fazer uma grande reforma na Praça do Mercado, tirando, inclusive, a Rodoviária de onde está localizada atualmente. Dentre outras grandes ações”, detalhou o prefeito Aldo Gondim.

Ainda durante a entrevista foi falado sobre as ações do Governo Participativo para capacitar a população da sede e zona rural. Durante todo o ano de 2017 foram oferecidos cursos de: Bordados com Fitas; Pintura em tecidos; Almofadas em capitonê; Aproveitamento de retalhos; Confecção de roupas infantis; Confecção de bolsas; Eletricista predial; Mecânico de Ar Condicionado Split; Mecânico de automotivo; Auxiliar de Padaria e Confeitaria; Pães Especiais – massa salgada; Paes especiais – massa doce; Produção de Salgados e folhados; Produção de sequilhos e Petit four; Assistente de Produção; Eletricista Predial; Mecânica de Carros; Encanador e Instalador Predial; Mecânica ar Condicionado, dentre outros.

Foram respondidas, também, perguntas dos ouvintes. E uma das mais recorrentes foi sobre o alto índice da população canina no município. Sobre esse problema, a secretária municipal de Saúde, Cynthia Lopes, explicou: “esse não é um problema apenas de Caetité. Todas as cidades da região estão passando por isso. E a nossa ação para resolvê-lo se dará da seguinte maneira: a partir do dia 02 de abril nós faremos a apreensão desses cães, levaremos para o canil, onde eles serão tratados, vermifugados e castrados. Em seguida, faremos uma campanha de adoção e educação para que a população não maltrate, tampouco abandone esses animais”, explicou Cynthia.

A vice-prefeita, Drª Jaquele Fraga, fez um balanço sobre as alternativas que estão sendo buscadas para fortalecer a Agricultura Familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e destacou, também, os diversos programas e campeonatos esportivos que estão sendo realizados em nosso município.

“Quero dizer ao povo de Caetité que estou à disposição de vocês. Nem tudo é da forma que a gente quer, no tempo que a gente quer, mas a luta é contante e diária. E estamos trabalhando firme para tornar nossa cidade um lugar ainda melhor para se viver”, afirmou a vice-prefeita.

Ao final da entrevista, o prefeito Aldo Gondim agradeceu o espaço e ficou de voltar mais vezes para estreitar o diálogo com a população e falar sobre outras ações que que estão sendo desenvolvidas em toda Caetité. “São muitos projetos e iniciativas em andamento. Infelizmente não conseguimos detalhar todos aqui, mas quero assegurar que iremos mover todos os esforços para que possamos desenvolver o nosso projeto e melhorar a vida das pessoas. O nosso compromisso é com o social, o bem comum da nossa gente”, finalizou o prefeito.