Prefeitura de Caetité distribuirá boletos do Programa Garantia Safra

Iniciativa beneficiará agricultores familiares prejudicados com a seca ou excesso hídrico.

Por meio de uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Caetité, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, serão distribuídos a partir da terça-feira, 06 de novembro, os 2.840 boletos do programa Garantia Safra. A entrega será realizada em prédio anexo à Prefeitura, e cada agricultor receberá R$850, divididos em 5 parcelas, como uma maneira de garantir sustentabilidade ao agricultor.

O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, que busca atender prioritariamente a um grupo específico de agricultores familiares da região semi-árida do Brasil, cuja renda chegue até 1,5 salários mínimos por mês. Um dos pontos positivos do Garantia Safra é a promoção da parceria, envolvendo os três entes federativos (os municípios, os governos estaduais e a União) e os agricultores familiares na constituição de um fundo comum, denominado Fundo Garantia Safra, a ser utilizado para atender aos agricultores familiares prejudicados com a seca ou excesso hídrico.

Com o intuito de incentivar a agricultura familiar, o Governo do Estado está subsidiando 50% do valor pago pelas prefeituras e 50% do valor pago pelos agricultores,

“Com esse apoio, o município contribui com a segurança alimentar dos agricultores que foram prejudicados com a seca ou excesso de chuva e movimenta a economia local com a circulação dos recursos”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rosival Almeida.