Prefeitura e Governo do Estado fortalecem o abastecimento de água na zona rural de Caetité com a implantação de uma Central Regional

Com o objetivo de fortalecer o abastecimento de água em comunidades rurais, a Prefeitura de Caetité e o Governo do Estado, implantou nessa quarta-feira (19/02), em assembleia realizada no auditório do CETEP, a Central de Associações Comunitárias de Caetité para o Abastecimento de Água. A iniciativa vai beneficiar milhares de famílias caetiteenses com água tratada na torneira de casa a um custo muito baixo.

“Desde de 2017 estive junto à CAR, SDR e, particularmente, com o governador Rui Costa, para trazer esse projeto pra Caetité, que só existe em mais duas cidades da Bahia: Seabra e Jacobina. Essa é uma iniciativa grandiosa! E nós, que já levamos, com recursos próprios, água encanada para mais de 2 mil pessoas, vamos em médio prazo universalizar o acesso à água encanada e tradada para todas as famílias das nossas comunidades rurais. Água é vida e sinto muito feliz por essa conquista”, afirmou o prefeito Aldo Gondim.

Essa obra é executada através do Projeto Bahia Produtiva e pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), conta com o apoio da Prefeitura na execução do trabalho técnico-social e das obras dos Sistemas de Abastecimento de Água, que atenderão as milhares de famílias rurais.

Na Assembleia de Fundação da Central de Associações Comunitárias com sede em Caetité, foi realizada a eleição dos membros do conselho de administração, além das aprovações da tarifa de água e do Estatuto Social.

Estiveram presentes no evento, o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Leonardo Góes, acompanhado do superintendente de Saneamento, Carlos Fernando Abreu; o presidente da CAR, Wilson Dias; Dora Cavalcanti, Coordenadora do Bahia Produtiva; Cláudio Fontes, representante da Diretoria da Embasa; Fernando Cabral, diretor da CAR; os vereadores João do Povo, Marcílio, Deyvison, Zacarias, Cláudio Borges e Moacir; além de prefeitos e prefeitas de municípios da região.

Até o momento, já foram investidos mais de R$15 milhões com a implantação da Central e estão previstos mais R$133 milhões em investimentos para atender aos municípios de Aracatu, Botuporã, Brumado, Caetité, Caturama, Dom Basílio, Ibiassucê, Igaporã, Ituaçu, Iuiú, Jacaraci, Jussiape, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Paratinga, Riacho de Santana, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.