Caetité: gestor municipal do CadÚnico e Bolsa Família participa de reunião em Salvador

O gestor do Cadastro Único e Programa Bolsa Família de Caetité, Paulo Cesar, participou na última sexta-feira (17/08), na Superintendência de Assistência Social (SAS), da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo do Estado, da reunião de alinhamento com os Instrutores Municipais que ministrarão as Capacitações de Gestão dos Programas Cadastro Único (CadÚnico) e Bolsa Família (PBF) para profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

Paulo César hoje compõe a equipe de instrutores formado pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), estando apto a capacitar os outros municípios. O encontro, realizado no Gold Park, bairro Pituba, em Salvador, contou com a participação de 24 instrutores.

O treinamento objetiva capacitar os instrutores para aplicar conceitos e procedimentos na gestão e operacionalização dos programas nos municípios. “A intenção é que os instrutores tenham um panorama sobre o CadÚnico e o PBF em todo o território de identidade do Estado. A partir disto, os profissionais do SUAS serão instrumentalizados para executar as atividades diárias, proporcionando assim, um atendimento mais qualificado às famílias”, explicou Jaimilton Fernandes, coordenador Estadual do Programa Bolsa Família.

Durante a reunião, foi apresentado o material didático que os instrutores aplicarão em sala de aula com suas respectivas equipes, dicas de como conduzir o conteúdo do curso com os alunos e discutido sobre a importância da Legislação que rege os Programas do Governo. A ação também contribui para um melhor monitoramento utilizando a base de informações do CadÚnico “para nortear o acesso das famílias prioritárias à assistência social, à saúde e educação, qualificação profissional e geração de renda”, disse Mércia Lima, da equipe técnica do PBF.

Inicialmente, as Capacitações de Gestão estão previstas para começar de 20 a 31 de agosto.  Serão sete turmas, com público esperado para mais de 200 participantes, entre gestores e técnicos do SUAS, contemplando 71 municípios de cinco territórios (Vale do Jequiriça, Sisal, Itapetinga, Piemonte Norte do Itapicuru e Piemonte da Diamantina). Até o final do mês de setembro a previsão é de 12 municípios com 19 turmas capacitadas, com um total de 570 profissionais habilitados para atuar nos Programas.