Caetité participa da 16ª Semana de Museus através do Museu do Alto Sertão da Bahia

A Semana de museus é uma temporada cultural que acontece em todo o Brasil entre os dias 14 e 20 de maio, por uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Para esta edição de 2018, os mais de 1,1 mil participantes da Semana de Museus cadastraram 3,2 mil eventos em 489 cidades de 26 estados. Caetité não ficou de fora!

Confira a programação da Semana dos Museus

Atualmente sob a direção de Zamana Brisa, o MASB, instituição criada pela Prefeitura de Caetité, através da secretaria municipal de Educação, juntamente com a UNEB /Campus VI, promoverá ações voltadas para as escolas da rede municipal e particular de ensino de Caetité. Acontecerão também atividades no novo núcleo museológico do MASB, a Casa de Cultura de Ibiassucê.

Tradução para o português do Brasil de tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para o próximo Dia Internacional de Museus (18 de maio) – em inglês, Hyperconnected museums: new approaches, new publics –, em português, Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos -, o Ibram adota o mote do Icom para a sua temporada nacional de eventos que reúne milhares de museus no primeiro semestre de cada ano.

Entre os objetivos estão a valorização dos espaços de memória e cultura no país, a ampliação da relação dos museus com a sociedade, assim como o aumento do público visitante.

Assim, o tema cria um amplo espectro de caminhos a serem tomados. Mesmo com o destaque para o aspecto digital, ressaltamos o papel essencial das relações interpessoais nos museus: as memórias têm cheiro, cor, gosto… E isso é ainda demasiadamente humano.

Texto divulgação ASCOM MASB