Caetité realiza Lançamento Público do Plano Municipal de Saneamento Básico

Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de Caetité realizou nesta terça-feira (1º), o Lançamento do Plano Municipal de Saneamento Básico e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook da Prefeitura.

Esta é a primeira fase do Plano Municipal, que contará com reuniões técnicas, encontros setoriais e audiência pública para ouvir a sociedade sobre as suas necessidades e realidade de cada localidade. Em Caetité, o coordenador executivo do Plano será de Hiverson Carvalho, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e o coordenador Henrique Portella, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública.

Em sua fala, o prefeito de Caetité, Valtécio Aguiar destacou que o evento é um momento histórico para Caetité, pois “finalmente uma gestão convoca toda a sociedade para debater o bem mais precioso; que é a vida. Cuidar do saneamento é preservar a vida”, frisou.

Tônia Dourado, representando da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Governo da Bahia (SIHS) pontuou que a SIHS tem apoiado os municípios na criação das políticas municipais de Saneamento Público em toda Bahia. Segundo ela, um dos maiores desafios para Caetité diz respeito ao manejos das águas pluviais e o Plano ajudará a sanar este problema.

Ao explicar o Plano, a engenheira sanitarista Lívia Duca, representando a Saneando, destacou a importância das ações intersetoriais para implantação do Plano. O engenheiro ambiental, Dário Magalhães, explicou ainda que todo o Plano terá indicadores de desempenho, monitoramento e avaliação das ações implantadas.

Presentes ao evento, o vereador Leonardo Monteiro avaliou que o evento foi um “momento de extrema importância para o futuro da nossa cidade”. Já a vereadora Maria da Serragem, lembrou-se das dificuldades da coleta de resíduos na zona rural e a dificuldade de armazenamento de água das chuvas. Participaram também os secretários municipais de Serviços Públicos, Francisco Filho, e de Recurso Hídricos, Paulo Lêdo.

A população também pode expressar suas opiniões durante a live. Joaquim Gomes comentou: “A equipe está de parabéns! Caetité precisava desse trabalho de conscientização para que as pessoas conheçam o sistema e assim possam ajudar a cuidar e preservar nossa terra”. Ana Júlia Dantas defendeu: “Por mais iniciativas que visem à melhoria das condições sanitárias do Município”. Já Carlos Eduardo, avaliou “importante demais discutir o plano municipal de saneamento básico e o plano de gestão integrada de resíduos. Sabemos da importância deste projeto”

.