Caetité realizou 1º Fórum Comunitário Selo Unicef – Município Aprovado 2017/2020

A ação teve como objetivo discutir os direitos da criança e do adolescente, a fim de melhorar sua qualidade de vida e os índices das políticas públicas.

Com o tema “Eu e meu município crescendo juntos”, Caetité através Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA, em parceira com o Governo Participativo, realizou na manhã de hoje (27/08), no Auditório da Casa Anísio Teixeira, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF município aprovado Edição 2017-2020.

Após o credenciamento dos participantes, a comissão organizadora da reunião realizou uma breve explanação sobre a metodologia a ser aplicada. Em seguida, foi apresentado um relatório detalhado, contendo diagnóstico completo sobre o trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde, educação, assistência social, cultura e esporte do município, além de ter sido apresentada a atual situação de Caetité no tocante à pontuação avaliativa do Selo UNICEF.

Diante de tais informações, os participantes do fórum foram convidados a se reunirem em grupos para discutirem e elaborarem o Plano Municipal de Ação para Proteção das Crianças e Adolescentes voltados para elevação dos indicadores sociais do município. Tais ações buscam garantir a igualdade de oportunidades no acesso aos direitos, para que cada criança se desenvolva protegida da violência, brinque, apreenda e viva com plenitude a sua infância e adolescência.

Para conquistar, o Selo UNICEF pela terceira vez consecutiva, Caetité vem mobilizando as instituições com relação à importância do Selo e de se trabalhar projetos que beneficiem as crianças e adolescentes.

O Selo UNICEF é um instrumento para que o Brasil cumpra as metas do Pacto pela Infância e Adolescência visando garantir os direitos, as politicas públicas conforme a constituição Federal e o Estatuto da Criança e Adolescente, assim reduzir as disparidades regionais e apoiar o Brasil no alcance dos Objetivos dos Milênios.

De acordo com a articuladora do Selo UNICEF em Caetité, Ana Rebouças, o município já vem desenvolvendo vários trabalhos de enfrentamento a pobreza e tem tido ótimos resultados, bem como diversos trabalhos voltados especialmente às crianças e adolescentes em situação de risco. “Receber o Selo por duas vezes, significa que nós conseguimos melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes do nosso município. Temos a convicção de que ainda há muito trabalho a ser feito, mas não mediremos esforços para alcançar nossos objetivos. Estamos em busca da nossa terceira certificação”, declarou Ana.

O Presidente do CMDCA de Caetité, Dácio Neto, destacou a importância do Selo para garantir os direitos da criança e do adolescente em Caetité. “O reconhecimento do UNICEF é uma motivação, mas o maior incentivo é realizar atividades e criar condições para que a criança e o adolescente possam se desenvolver de forma saudável, evitando que eles sejam explorados tanto no aspecto do trabalho infantil quanto em outras situações de risco. Tenho muito orgulho em fazer parte desse processo de avanço e melhoria na qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes”, declarou Neto.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Mara Rebouças, destacou a importância da realização do Fórum para a conquista do Selo. “Esse é o momento de discutirmos, debatermos e propormos políticas públicas que melhorem a vida dos nossos jovens e crianças. Estamos lutando juntos para recebermos, pela terceira vez, o prêmio internacional que reconhece essas as melhorias. O reconhecimento é muito bom, mas o melhor é vermos o alcance da melhoria da qualidade de vida, confirmada nos índices do município”, afirmou Mara.

Para ilustrar o fórum, os alunos dos colégios municipais Zelinda e Nunila, do Distrito de Maniaçu, fizeram uma importante apresentação sobre a consciência cidadã dos nossos jovens.

SOBRE O SELO

O Selo UNICEF Município Aprovado foi uma iniciativa criada para melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes. O Unicef monitora e avalia o desempenho dos municípios nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social. Os municípios são agrupados de acordo com seus indicadores econômicos e sociais e avaliados no âmbito do seu estado. Os avanços de cada município são comparados ao desempenho da média de seu grupo. Aqueles que alcançam os melhores resultados são certificados com o Selo UNICEF Município Aprovado. Entre os anos 2009/2012 e 2013/2016 Caetité conquistou o Selo e agora busca melhorar ainda mais a qualidade de vida das crianças e adolescentes do município o que garantirá novamente a conquista do Selo.