Caetité sediará o I Seminário Anual sobre Anísio Teixeira

Proposto ao Fundo de Cultura da Bahia pela Fundação Anísio Teixeira, o I Seminário Anual sobre o educador terá início na noite desta sexta-feira (16/08). O evento sediado pela primeira vez em Caetité, tem sua programação extendida até às 13:00h do sábado (17).

O evento propõe disseminar a obra anisiana e estudar sobre educação, além de oferecer e apresentar:

• Palestras e lançamento de livro;
  • Instituição do Núcleo de Estudos Anísio em Movimento;
  • Apresentação do Site da Casa Anísio Teixeira;
  • E atividades artístico-culturais.

A coordenadora da Casa Anísio Teixeira, Mara Lédo, destaca o Seminário como o pontapé inicial do projeto “2020: o Ano de Anísio Teixeira”. “Há muito tempo a Casa tem o sentimento de que a gente conseguiu se consolidar como um espaço de divulgação e produção cultural. Mas nós pouco fizemos na questão de fomento ao estudo sobre Anísio Teixeira, bem como contextualizá-lo com a nossa realidade. Por esse motivo, começamos a fazer uma articulação com a UNEB, UniFG, e com a Secretaria Municipal de Educação; e a partir dessas conversas, iniciamos o processo para a formação do Núcleo de Estudos Anísio em Movimento, que será apresentado nesse Seminário. Dessa forma, estamos dando início a um dos principais objetivos dos 120 anos de Anísio Teixeira, que é, de fato, fomentar o estudo das ideias, história e vida de Anísio”, destaca Mara.

Confira a programação do I Seminário Anual sobre Anísio Teixeira:

Dia 16/08 – Às 19h30:

• Abertura do evento;
  • Lançamento do Site da Casa Anísio Teixeira, apresentado pela equipe da UniFG;
  • Lançamento do Livro “Breve histórico da vida e morte de Anísio Teixeira”, do professor João Augusto de Lima Rocha.

Às 21h30:

• Sarau

Dia 17/08 – Das 09h às 13h

• Apresentação e Implantação do Núcleo de Estudos Anísio em Movimento. Maria Auxiliadora Ribeiro Ledo (Casa Anísio Teixeira); Adriana Bonfim (UniFG); Iamara Junqueira (Secretaria Municipal de Educação) e Sidnay Fernandes dos Santos Silva (UNEB).
  • Apresentação da obra “Anísio em Movimento”, pelo seu autor João Augusto de Lima Rocha Autor Prof. João Augusto de Lima Rocha (Escola politécnica/UFBA e Conselheiro da Fundação Anísio Teixeira)
  • Palestra: Filosofia por um princípio, democracia por meio, educação por fim: uma breve leitura do percurso intelectual de Anísio Teixeira. Professor Juliano Matos – Psicólogo, Mestre, Doutor em Educação pela UFBA e Conselheiro da Fundação Anísio Teixeira
  • Palestra: Aspectos da contribuição de Anísio Teixeira à Educação do Brasil. Dr Haroldo Lima, Engenheiro, ex Deputado Federal, ex Diretor da Agência Nacional de Petróleo, Conselheiro da Fundação Anísio Teixeira e filho de Caetité.

SOBRE O NÚCLEO DE ESTUDOS ANÍSIO EM MOVIMENTO

O Núcleo de Estudos Anísio em Movimento é uma ação desenvolvida em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (UNEB – Campus VI), Centro Universitário UniFG e Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Educação, que visa proporcionar o estudo das obras e produções de referência sobre o educador, como perspectiva de fomento de novas pesquisas.

É fundamental que todos os selecionados para o Núcleo de Estudos estejam presentes nos dois dias de Seminário.

SOBRE O SITE DA CASA ANÍSIO TEIXEIRA

O Site da Casa Anísio Teixeira, desenvolvido em parceria com a UniFG, será um instrumento de comunicação e promoção do desenvolvimento regional, do ponto de vista da educação e da cultura, além de, futuramente, sediar uma revista eletrônica.