Com recursos próprios, Prefeitura de Caetité garantirá água para comunidade de Lagoa do Mato

Uma noite de muita alegria na comunidade remanescente quilombola de Lagoa do Mato. Esse é apenas o resumo de uma reunião feita na sede da associação da comunidade onde, na ocasião, a Prefeitura de Caetité anunciou que, em breve, os moradores da localidade receberão água em suas torneiras.

O anúncio foi feito pelo prefeito Valtécio Aguiar que esteve acompanhado dos secretários Jefrson Carvalho (Recursos Hídricos) e Francisco Filho (Serviços Públicos), que atuarão em conjunto para o início das obras em um poço que foi abandonado pela antiga gestão, em 2020.

Na ocasião, Valtécio disse que a Prefeitura esteve na comunidade em alguns momentos para analisar a situação e prover a comunidade com água da melhor forma e, desta vez, com um serviço bem feito, diferente do que foi realizado e abandonado.

Em sua fala, Jefrson citou que as obras terão início na próxima segunda-feira (28). De acordo com o secretário, o serviço demandará em torno de 40 dias para a primeira etapa que contará com uma estação elevatória bombeadora, troca da caixa d’água – esta será no formato de tanque com capacidade de 40 mil litros de água -, base para sustentação, além da tubulação com a capacidade nominal adequada ao poço.

Francisco Filho esclareceu que será contratada mão de obra local da comunidade, um dos pilares da geração de emprego e renda da gestão do prefeito Valtécio. Segundo Francisco, esse emprego de mão de obra local ajudará o município como todo e, inclusive, injetando dinheiro na economia da comunidade e no município de Caetité.

Para dona Maria Deusa, presidente da Associação dos Agricultores Familiares de Lagoa do Mato, é uma grande satisfação ver a Prefeitura realizando essa obra pois, para ela, a água chegando em casa traz maior conforto e esperança de dias melhores. “Sou muito grata ao prefeito Valtécio por estar colocando esse poço para funcionar pois, a gente já tinha perdido a esperança de ter essa água em nossas casas”.

Parte do material que será utilizado na obra, totalmente custeada com recursos próprios, já está no local. Durante o fim de semana, todo o maquinário será alocado para o início dos trabalhos. Essa primeira etapa custará, aproximadamente R$ 70 mil, oriundos de recursos próprios do município.

Mostrar comentários (1)