Confira a programação completa do 2º Fórum Municipal de Cultura que começa amanhã

Evento irá discutir a temática: “Avaliar e Agir - os caminhos para efetivação das Políticas Públicas para Cultura do Município”.

Começa amanhã (27/09), a partir das 08h, na Casa Anísio Teixeira, o 2º Fórum Municipal de Cultura de Caetité, uma construção coletiva provocada por agentes culturais do Município, Conselho Municipal de Cultura e recebida pelo executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer de Caetité (Secelt). O evento, que acontece, também, no dia 28/09, terá uma programação de palestras e grupos de trabalhos que vão tratar de assuntos pertinentes ao tema.

Após o credenciamento e abertura oficial, a vice-prefeita e secretária da Secelt, Jaquele Fraga, falará sobre a estrutura e legislação da pasta. Na sequência, terão as palestras “Estratégias para o Desenvolvimento Cultural do Município e o Programa Municípios Culturais”, com Sandro Magalhães, representante da Secretaria de Cultura da Bahia; e “A importância dos Conselhos de Cultura na implementação das políticas culturais”, com Emílio Tapioca, presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia.

“O 2º Fórum de Cultura de Caetité será um espaço de avaliação e proposição tendo como base o Plano Municipal de Cultura e demais leis que embasam as políticas culturais do município. O Plano municipal foi instituído no ano de 2016 e conforme lei de criação deve ser avaliado de 2 em 2 anos. Por isso, conto com a presença dos caetiteenses, para fortalecermos juntos as políticas públicas voltadas para a cultura do nosso município”, destacou a vice-prefeita e secretária responsável pela Secelt, Jaquele Fraga.

CONFIRA ABAIXO PROGRAMAÇÃO COMPLETA

GTs: Grupo de Trabalhos

• Participação de Renata Dias “Diretora Geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia”- Funceb
  • 1-Gestão e Espaços Culturais
  • 2- Artes Cênicas (teatro, dança, circo e etc.)
  • 3- Artes visuais e audiovisual
  • 4- Música
  • 5-Patrimônio de Natureza Material e Imaterial
  • 6- Artesanato
  • 7- Pensamento em Literatura

27 de setembro – (quinta-feira) 8:00h

• Credenciamento
  • Composição da Mesa Oficial

• Apresentação do Regulamento do Fórum
  • Estrutura e legislação da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo / SECELT.

Jaquele Fraga Teixeira – Vice-prefeita e Secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.

Palestras:

• Sandro Magalhães – Superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura – Secretaria de Cultura da Bahia SECULT-BA.

• Emílio Carlos Ribeiro Tapioca– Presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia.

14:00 horas

• Formação dos GTs para avaliar o plano Municipal de Cultura e Proposições.

28 de setembro – (sexta-feira) 8:00h

Breve balanço das políticas culturais e desafios atuais dos coletivos, artistas e grupos culturais.

• Cléber Eduão Ferreira

9:00 horas

“Devolutiva das apresentações dos GTs”

• Apresentação da avaliação do Plano Municipal de Cultura;
  • Explanação dos relatos prioridades para a construção do documento a ser entregue ao executivo;
  • Encerramento: Apresentação Coletiva Dupla de 2.