Grupo Escolar Senador Ovídio Teixeira realizou culminância do Projeto Art’manhas

O convite fora feito a todos para apreciar, sem moderação, os talentos artísticos dos alunos. Trazendo como frase do saudoso filósofo Friedrich Nietzsche “A arte existe para que a realidade não nos destrua”, frase esta que norteou uma proposta inovadora de todo o evento. Nietzsche acreditava que somente a arte poderia oferecer aos homens força e capacidade para enfrentar as dores da vida, fazendo-os “dizer sim” a ela. A própria vida, argumenta, justifica-se enquanto fenômeno estético – o mundo é um acontecimento estético.  Para ele, “a arte é a grande possibilitadora da vida, a grande aliciadora da vida, o grande estimulante da vida”. Como o homem sempre busca um sentido para a vida, Bertold Brecht dizia que: “Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver.”

Já que a arte traz esta importante contribuição, os alunos entenderam que a arte traz sentido à vida e abrilhantaram a noite do dia 28/06 (sexta-feira) no Cine Teatro Anísio Teixeira, com suas belíssimas apresentações artísticas com muito talento, respeito, harmonia e inclusão. A participação dos alunos especiais no evento fez com que a escola sentisse que o seu papel, enquanto instituição social, está sendo cumprido. E, com isso, a grande responsabilidade de fazer mais e mais por esses alunos. De fato, tais alunos deram um show de interpretação, trazendo muita emoção aos presentes. Foram momentos muito especiais, em que se fizeram presente alunos, pais, professores, equipe gestora e toda a comunidade escolar; além de outros convidados como a gerente de coordenação pedagógica – Marta Juvênia Navarro Caramelo e a diretora do CEEEC – Telma Jaíne, as quais puderam acompanhar, prestigiar e participar da festa com muita emoção e satisfação.

O mundo mudou e só mudou porque as relações sociais, organizacionais, pessoais, familiares, econômicas, educacionais e tecnológicas mudaram. Estamos vivendo na sociedade do conhecimento onde há a exigência de um indivíduo crítico, criativo e reflexivo e por que não dizer da exigência de um ser com pensamento artístico? Portanto, o Grupo Escolar Senador Ovídio Teixeira, com intuito de proporcionar aos alunos a oportunidade de expor suas manifestações artísticas através do desenho, da dança, do canto, do teatro, das produções culturais orais e escritas, oriundas da rotina escolar e estimular o melhor desempenho pedagógico dos discentes, desenvolve todo ano, projetos e ações que extrapolam o limite da sala de aula e leva os alunos a descobrir as mais diversas formas de expressão.

Para a realização desse evento a escola contou com o imensurável apoio de pessoas, empresários da cidade, que acreditaram na seriedade deste projeto e, por isso, merecem os devidos agradecimentos. A escola afirma que se não fosse esse apoio, seria inviável realizar um evento com a magnitude que teve. Aos patrocinadores oficiais:

• Paulinho Auto Peças – Av. Waldick Soriano, 255 – Centro;
  • Central dos Parafusos – Trv. Palestina, 28 – Centro;
  • Roberto Viagens Especiais – Praça da Catedral – Centro;
  • Branco Veículos – Rua 2 de Julho – Centro;
  • Vereador Julão;
  • Postos Canibal 2 e 3 – Av. Dácio Oliveira e Av. Waldick Soriano – Centro;
  • Sindicato dos Servidores Públicos de Caetité – Av. Santana – Centro.

No ensejo, a escola agradece, também, pela parceria de sempre da Fundação Casa Anísio Teixeira e toda sua equipe maravilhosa; Mara Ledo, Fernando Dias, Tide e demais funcionários. Estende-se os agradecimentos à mesa de jurados que fizeram as análises das melhores apresentações da noite, as quais foram premiadas. Fizeram parte da mesa: Daniel Rodrigues – grafiteiro; Darllan Alves de Souza – professor de dança urbana e outras modalidades; Jorginho – integrante da dupla Jorge e Jorginho e José Roberto Teixeira Santana: O ARTISTA apaixonado pelo desenho realista. A arte faz com que as pessoas vivam o melhor de suas vidas. A expressividade de tudo que está sendo mencionada aqui só é possível sentir se enfrentar a brusca realidade e vencê-la por meio da arte. Por enquanto, para quem não foi ao evento poderá apreciar um pouco através das fotos. E àqueles que estavam presentes, reviver o maravilhoso momento do Art’manhas do GESOT 2019.

Texto: Fabiano Bomfim