Evento comemora os 15 anos do Programa Bolsa Família na Bahia

Durante os dias 04 e 05 de julho, o Gestor do Cadastro Único e Programa Bolsa Família do município de Caetité, Paulo César esteve em Salvador participando do evento em comemoração aos 15 anos do Programa Bolsa Família na Bahia, evento este que lotou o Auditório do Gran Hotel Stella Maris, em Salvador.

Estiveram presentes no evento o titular da SJDHDS, Cezar Lisboa, e a superintendente de Segurança e Inclusão Alimentar da pasta, Rose Pondé; a secretária Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), Julieta Palmeira; a diretora presidente da Fundação da Criança e do Adolescente, Regina Affonso; o coordenador Estadual do Programa Bolsa Família, Jaimilton Santos; o secretário Nacional de Renda e Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social, Tiago Falcão; o representante da Caixa Econômica, Lídio Carneiro; os presidentes do Coegemas, Jailton Fernandes; e do Conselho Estadual de Assistência Social, Rodrigo Alves.

O evento marca o sucesso do programa que ajudou a tirar milhões de famílias da extrema pobreza, tendo como objetivo o auxílio na complementação da renda dessas pessoas carentes. Beneficiários, técnicos, gestores da assistência social e do Bolsa Família (PBF) participaram de dois dias cheios de debates e reflexões sobre os benefícios e resultados alcançados pelo Programa.

O PBF está presente nos 417 municípios da Bahia e beneficia 8 Milhões de baianos. Transferindo R$328 milhões de reais para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

No encontro, além da parte comemorativa e apresentação dos dados do programa no Estado, os participantes tiveram acesso a oficinas para ajudar a desenvolver o PBF em suas respectivas cidades, que discutiram sobre as condicionalidades do programa, na área da educação e da saúde, integração dos serviços sociais das cidades para o atendimento das famílias participantes do programa, a interface do tratamento dado aos povos e comunidades tradicionais.

Paulo César destaca que participar de que “um evento desse porte, onde temos oportunidade enriquecedora de ouvir experiências de gestão variadas, depoimentos de beneficiários, a trajetória do programa na Bahia, suas contribuições e também de poder partilhar ações do nosso Município que tem tido êxito é um momento único. Tudo isso graças ao trabalho e do comprometimento de toda a equipe do setor vem desenvolvendo. Caetité se encontra bem à frente de vários municípios quanto aos dados de desempenho, nossa nota vem superando até mesmo as médias Nacionais”.

Hoje Caetité tem cerca de 11.428 Famílias inseridas no Cadastro Único: dentre estas Famílias 5.759 famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família. Essas famílias equivalem, aproximadamente, a 28,46% da população total do município, e inclui 1.063 famílias que, sem o programa, estariam em condição de extrema pobreza. No mês de junho de 2018 foram transferidos R$ 854.450,00 às famílias do Programa, valores estes que circulam diretamente na economia local.

No município, 5.544 crianças e jovens de 6 a 17 anos do Bolsa Família precisavam ter a frequência escolar acompanhada no último bimestre. Dessas, foram acompanhadas 5.029. Portanto, 96,71% das crianças e jovens de 6 a 17 anos do Bolsa Família tiveram a informação de frequência escolar registrada nesse período. A média nacional é de 91,07% de acompanhamento na educação.

Na área da Saúde, 5.326 famílias foram acompanhadas no último semestre. As famílias que devem ser acompanhadas na saúde são aquelas que possuem crianças de até 7 anos e/ou mulheres gestantes. O município conseguiu acompanhar 5.053 famílias, o que corresponde a um acompanhamento de 94,87%. A média nacional de acompanhamento na saúde é de 72,76.

A Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do município é de 92,13%, enquanto que a média nacional encontra-se em 73,16%.

“A Bahia é o estado que tem o maior número de beneficiários no Brasil e o único que está promovendo esse evento de 15 anos”, disse, Paulo César.