Meio Ambiente: Sistemas agroflorestais são tema de seminário

Com o objetivo de ajudar agricultores e comunidades tradicionais do município a aliar produção agropecuária com sustentabilidade, aconteceu na última sexta-feira (03/05), o Seminário ‘Sistemas Agroflorestais: Agricultura e pecuária como aliadas do Meio Ambiente’, realizado com o apoio da Prefeitura de Caetité.

O evento foi promovido pela Cooperativa de Apoio Tecnológico Ltda (COOPAT), em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do município, e reuniu agricultores, pecuaristas, autoridades, acadêmicos, técnicos e estudantes. O Palestrante foi o engenheiro agrônomo, Felipe Caltabiano.

O uso de sistemas agroflorestais está previsto no novo Código Florestal para a proteção da vegetação nativa em áreas de preservação permanente (APPs), reserva legal e para recuperação da cobertura vegetal nativa e de suas funções ecossistêmicas, com programas e linhas de financiamento específicos.

Segundo Felipe Caltabiano, temos que trabalhar na lógica de criar recursos, pois fazemos parte da natureza e temos que nos integrar a ela. “Com esse sistema fazemos exatamente esse processo de integração, a partir do momento que utilizamos a poda das arvores para melhoramento do solo mantendo a umidade do mesmo”, ressaltou.

Deixe um comentário