Nota Conjunta sobre Feira da Agricultura Familiar de Base Agroecológica

Em reunião convocada pela Prefeitura de Caetité na manhã desta quinta-feira (7), com os representantes dos feirantes, da Cooperativa Mista Agropecuária Para o Desenvolvimento Autossustentável De Caetité (Coomadac) e do Sindicato dos Trabalhadores dos Rurais de Caetité (STRC) Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf) bem como da Prefeitura de Caetité, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Desenvolvimento Social decidiram em conjunto levar ao conhecimento da sociedade caetiteense, entidades ora representadas e seus associados, a informação que ficou decidido nesta reunião manter a realização da Feira da Agricultura Familiar de Base Agroecológica no dia de hoje, 7 de janeiro de 2021, sem participação da Prefeitura Municipal de Caetité. A não participação da Prefeitura será, somente, na edição de hoje (7). As próximas edições já contarão com a participação efetiva e plena da Prefeitura de Caetité.

Ficou acordado nesta reunião, também, a construção de um diálogo entre todos os representantes com as autarquias municipais. Esse diálogo tem por objetivo fortalecer, abrilhantar e unir forças entre os já citados com o Município de Caetité a fim de manter a estrutura atual da feira com uma parceria ainda maior.

Ressaltou-se nessa reunião, o intuito de melhorar a feira, agregar ainda mais valor social, humano, cultural ao município, dado o reconhecimento, tanto da Prefeitura quanto dos entes já citados, da importância da feira para o município bem como para os agricultores onde foi colocado que tem, na feira, o seu meio de subsistência.

Outrossim, também cabe observar nesta nota conjunta, que a Prefeitura e a citadas secretarias nunca tiveram por objetivo de extinguir a feira; pelo contrário, o que a prefeitura desejava, no lançamento da nota anterior era um entendimento mais profundo sobre a feira em amplos sentidos, o que não foi possível ser realizado em apenas três dias de gestão.

Por fim, a Coomadac, STRC, Cootraf, Prefeitura de Caetité, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Desenvolvimento Social e representantes dos feirantes decidiram reforçar os laços da agricultura familiar, da Feira Agroecológica e tudo o que envolver o produtor familiar em manter o sustento e aumento da renda destes produtores em virtude da feira.