NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h de Caetité, vem pro meio desta prestar alguns esclarecimentos sobre as imagens vinculadas a unidade, no último dia 28 de janeiro, em blogs e grupos de WhatsApp da cidade:

• Neste dia, o funcionamento da unidade apresentava uma equipe médica composta por dois profissionais, visto que o terceiro médico escalado testou positivo para COVID-19. No entanto, mesmo com a equipe reduzida, em nenhum momento houve negligência em atendimentos, principalmente os casos urgentes.

• Esclarece-se que, no período da manhã, toda a equipe médica e enfermagem estava em atendimento de urgência de um paciente em Parada Cardiorrespiratória (PCR) e de outras pacientes com Síndromes Respiratórias Agudas que aguardam transferências para hospitais, mas em decorrência da falta de leitos, devem ser tratados na UPA.

• Desta forma, enfatiza que a UPA tem o objetivo de atender situações de urgências que colocam o paciente em risco de morte, e assim estava sendo feito. Compreendemos que cada paciente tem o direito a atenção à saúde de qualidade, mas é preciso que a população também entenda sobre o funcionamento de cada unidade de saúde, e no caso da UPA a prioridade são pacientes graves.

• Todos os pacientes que estavam na triagem foram classificados como não urgentes, pelo enfermeiro, que é capacitado para esta avaliação. Por isso, enquanto os casos graves não são estabilizados, não se pode realizar o atendimento dos pacientes não urgentes.

• Neste momento, todos os leitos da UPA estão ocupados com pacientes: COVID, IAM (infartos), fraturas e síndromes respiratórias graves, AVE, estes estão aguardando transferências, mas em decorrência da falta de vagas nos hospitais devem e são tratados na UPA.

• Atualmente, com o aumento de casos de Síndromes Gripais e COVID-19, temos enfrentado dificuldades para garantir o pleno funcionamento, pois há um grande quantitativo de funcionários adoencendo, inclusive médicos, levando-os ao afastamento e, consequentemente, um desfalque na equipe.

• Todos os esforços estão voltados para manter a assistência de saúde à urgência e emergência na UPA. Ressaltamos à população que procurem as Unidades Básicas de Saúde em situações não urgentes.

Seja consciente! Só procure a UPA em casos de urgência e emergência!!

Deixe um comentário