Nota de esclarecimento sobre vacinação na zona rural

A Prefeitura de Caetité, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que nos dias 25/02 e 05/03 ocorreu a repescagem para os faltosos da vacinação contra a COVID-19. Foram ofertadas 2.400 doses da vacina para público de 1, 2 e 3 dose nas zonas rurais de Caetité. Porém, a equipe de vacinação não pode concluir todo roteiro por ter findando todo estoque da vacina.

Comunica ainda que não foi possível o levantamento de doses a serem ofertadas em tempo hábil por termos um roteiro extenso de áreas descobertas e, por esse motivo, os cards postados nas redes sociais da Prefeitura continham o comunicado do roteiro durar enquanto tivesse disponibilidade do estoque da vacina. No entanto, muitas pessoas que residem na cidade e que tem familiares ou residência também nessas zonas rurais se deslocaram para as comunidades no intuito de também receberem a vacina contra a COVID-19.

O fato descrito acarretou aumento no número de pessoas a serem vacinadas, aumento no tempo de vacinação e na escassez das doses reservadas para essas comunidades gerando atraso no tempo programado para a visita nas comunidades e interrupção do roteiro por falta de doses.

A Prefeitura de Caetité não vem medindo esforços para ampliar o número de pessoas vacinadas em nossa cidade e vem recebendo doses renascentes da Dires, além das doses enviadas pelo Ministério da Saúde para suprir a demanda do município, porém é importante ressaltar que estamos com um número grande de pessoas que necessitam serem vacinadas e o envio das doses da vacina pelo Ministério está chegando de forma limitada e sem prazo para envio. Contudo, queremos tranquilizar a população e informar que todas as comunidades não visitadas irão receber a equipe com a oferta da vacina, assim que as doses forem enviadas pelo Ministério para esse público. Todos serão vacinados!

Estamos cientes que a procura está bem maior que a oferta das doses enviadas pelo Ministério, mas pedimos a população para que deixem essas doses que são ofertadas para os moradores das áreas de zona rural para as pessoas que residam nas áreas referidas.