Prefeitura de Caetité discute parceria em diversas áreas com a Bamin

A Prefeitura de Caetité se reuniu com a área social da Bamin, na manhã desta sexta-feira (30) para tratar de ações que objetivam parcerias a curto e médio prazo com a empresa mineradora que já vislumbra o início das operações no município de Caetité. Na ocasião estiveram presentes os representantes das pastas de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde do município de Caetité.

Quanto à parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a coordenadora da área Social da Bamin, Ana Paula Dias, esta parceria se dará em forma de educação ambiental, onde a empresa solicitou a colaboração da SME no desenvolvimento de projetos que estimulem e sensibilizem crianças e seus responsáveis para a sustentabilidade ambiental, o cuidado com meio ambiente no qual se vive bem como a coleta seletiva.

Com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) discutiu-se a possibilidade do desenvolvimento de coparticipação, com os órgãos internos da SDS, para a busca ativa de pessoas em situação de vulnerabilidade social que ainda não foram contempladas por políticas de assistência social da SDS e como a Bamin poderia estar auxiliando no desenvolvimento e ampliação dessas políticas que devem ser voltadas, sobretudo, às comunidades do entorno do empreendimento e que, de alguma forma, foram tocadas pela atividade mineradora.

Por fim também foram debatidas ações de Saúde nestas comunidades que foram alcançadas pelo empreendimento minerador, como monitoramento da saúde dos moradores, implantação de programas do governo federal e desenvolvimento de outras ações de saúde que promovam o bem estar dos moradores, não só do entorno bem como de um modo geral.

Durante a reunião, houve a apresentação técnica para capacitação dos profissionais das áreas da Saúde, Desenvolvimento Social e Educação que atuam na linha de frente em combate as violências junto as mulheres, crianças e adolescentes. A capacitação será realizada pelo Instituto Aliança através do Programa Viva Cidadania com apoio da Bamin em parceria com a Prefeitura Municipal de Caetité.