Prefeitura de Caetité informa a população sobre cuidados para combater a dengue

Apesar de concentrar suas ações na prevenção da pandemia de Covid-19, a equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Caetité já registrou esse ano 197 casos confirmados de dengue na cidade, sendo que três destes desenvolveram a forma mais grave, com quadro de queda de plaquetas.

Estes casos vêm determinando as ações pontuais de controle do mosquito transmissor pela equipe de endemias, com a programação de borrifação com agente inseticida, como as que já ocorreram nos bairros Jacaraci, Buenos Aires e Ovídio Teixeira, onde casos haviam sido confirmados.

Agentes comunitários de endemias e saúde também realizaram campanha de conscientização para o combate aos focos dos mosquitos transmissores da dengue, zika vírus e chikungunya com a fixação de cartazes em pontos estratégicos da cidade.

O mosquito Aedes aegypti se propaga na água parada, e além da dengue também é responsável pela febre amarela, zika vírus e chikungunya – de forma que é essencial que todos colaborem: 80% dos focos do Aedes Aegypti estão nas residências, por isso o apoio da comunidade no combate ao mosquito é fundamental. Cuide do seu quintal e elimine água parada.

Deixe um comentário