Prefeitura de Caetité realiza campanha de vacinação das crianças contra a COVID-19

A Prefeitura de Caetité, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue em campanha de vacinação contra a COVID-19 pediátrica nas escolas e no Ponto Fixo de vacinação.

A primeira instituição visitada pelas equipes de Imunização foi a Escola Municipal Senador Ovídio Teixeira e a Escola Raio de Sol, na rede privada de ensino no dia 29 de janeiro. Entre escolas públicas e privadas, cinco unidades escolares receberão as equipes de imunização. O primeiro ciclo de visitas vai até o dia 28 de fevereiro, contudo novas escolas devem ser contempladas até o final da Campanha.

O que levar

As crianças precisam estar acompanhadas de seu responsável legal. Caso o responsável não possa comparecer no colégio ou no Ponto Fixo nos dias e horários estipulados para imunização, é necessário assinar o termo de autorização. Nesses casos, a criança será vacinada, estando acompanhada pelo seu representante legal por meio da assinatura do Termo de responsabilidade.

Além disso, a aplicação da vacina ocorre mediante apresentação do Cartão de Vacinação, Cartão do Sus, Original e Cópia xerocada do Relatório médico que comprove a condição de saúde da criança, Original e Cópia xerocada do documento de identificação da criança, Original e Cópia xerocada do documento de identificação dos pais e/ou responsáveis pela criança, comprovante de residência.

Termo de Autorização: Preenchimento e assinatura obrigatória no caso da criança desacompanhada pelos pais.

Ficha de Cadastro: preenchimento necessário para triagem da criança a ser vacinada. Não obrigatória assinatura dos pais.

Vacina mais perto

A vacinação escolar é a principal estratégia da Secretaria de Saúde de Caetité para imunizar o público infantil da cidade.

Seguindo a Nota Técnica 02/2022 que orienta a oferta da vacina em ambiente seguro e fora das unidades de Saúde buscando um espaço onde as mesmas possam ser observadas após a vacinação, para tanto buscamos a parceria da rede pública e privada para ofertar a vacina contra a COVID-19 para as crianças na faixa etária de 5 a 11 anos, 11 meses e 29 dias. Sendo necessário apresentação da cópia dos documentos do responsável e da criança nesse primeiro processo de vacinação Pediátrica para o cadastro da criança, bem como, seu monitoramento e acompanhamento.

Vacinação no Ponto Fixo

Além da vacinação nas escolas, a Secretaria de Saúde tem o ponto fixo para imunização infantil contra a COVID-19 ao lado do laboratório Municipal, na Praça da Barriguda, conforme cronograma de vacinação divulgadas nas redes sociais.

Orientações sobre a vacina pediátrica

A SMS lembra que a vacina contra a Covid 19 não é administrada junto com outras vacinas do calendário infantil.

Para crianças, o prazo entre a aplicação desse imunizante e de qualquer outra vacina são de 15 dias. O esquema básico de duas doses da vacina pediátrica Pfizer tem intervalo de 8 semanas, com dosagem, composição e contração diferente da vacina para público adulto.

A vacina Coronavac tem a mesma fórmula e composição dos adultos, mesma dose e intervalo entre as duas doses de 28 dias, faixa etária acima de 6 anos e indicação de NÃO ADMINISTRAÇÃO PARA IMUNOSSUPRIMIDOS.