Prefeitura de Caetité realiza Pré-Jornada Pedagógica

Como pré-requisito para a realização da Jornada Pedagógica, a Prefeitura de Caetité, por meio da Secretaria de Municipal de Educação (Seduc), promoveu a Pré-Jornada Pedagógica.

No encontro, realizado no Teatro João Gumes, na manhã desta quarta-feira (19), estiveram presentes os gestores escolares, a secretária municipal de Educação, Dete Gonçalves, e o prefeito, Valtécio Aguiar.

Em sua fala, Gonçalves citou as questões relativas para o retorno das aulas deste ano, que ocorrerá no dia 14 de fevereiro. Para isso, a Prefeitura iniciou a reforma das escolas municipais, cujas obras são executadas pela Secretaria de Serviços Públicos.

De acordo com a secretária de Educação, as obras buscam proporcionar espaços confortáveis, tanto para os alunos como para os profissionais de educação.
As salas de aula receberão aparelhos de ar-condicionado novos como parte da reestruturação nas escolas municipais.

Por sua vez, o prefeito Valtécio destacou que o município tem buscado melhorias tanto estruturais quanto laborais para a comunidade escolar. O prefeito observou que o município tem sofrido ainda com as dívidas deixadas por antigas gestões. Mesmo assim, Valtecio disse que está se empenhando para contemplar a categoria com um 14º salário e a compra de notebooks para os docentes.

Na ocasião, tanto Dete quanto Valtécio explicaram a verdade sobre o rateio do Fundeb, uma vez que, infelizmente o assunto foi tratado como muitas fake news por blogs e grupos de mensagens no WhatsApp.

Na reunião, tanto o prefeito como a secretária enfatizaram que a impossibilidade do rateio do Fundeb se deve ao cumprimento tanto dos pagamentos patronais como, por exemplo INSS, que não era recolhido durante anos, bem como o cumprimento do investimento, além da meta estabelecida, dos recursos do Fundo em Caetité, cujo total foi de 76,79% em 2021.