Prefeitura visita município referência nacional em Educação para reestruturar rede municipal de ensino de Caetité

A construção de um novo tempo em Caetité depende, sobretudo, de ideias e projetos inovadores na educação. Afinal, não existe desenvolvimento social e econômico sem o investimento no setor educacional, valorização dos profissionais da educação e cuidado com os estudantes.

Por isso, a Prefeitura de Caetité, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem trabalhado com dedicação, planejamento e criatividade para não deixar nenhum aluno para trás, sobretudo em tempo de pandemia, onde foi necessário reinventar as formas de educar.

Uma das ações da Secretaria Municipal de Educação foi a visita técnica ao município de Sobral, no Ceará, que é referência nacional em sistema educacional. A secretária municipal de Educação de Caetité, Dete Gonçalves, acompanhada da sua equipe técnica, pode conhecer, no mês de outubro, o trabalho em rede de forma descentralizada com formação, avaliação, valorização e acompanhamento incisivo do processo de ensino na rede de ensino de Sobral.

Na avaliação de Dete Gonçalves, o intercâmbio e os conhecimentos adquiridos no município cearense, serão essenciais para efetivação de uma educação pública de qualidade em Caetité e, resgatar a referência e importância de Caetité na educação brasileira, tendo como principal expoente Anísio Teixeira.

“Conhecer de perto o funcionamento da educação de Sobral possibilita encurtar caminhos para a melhoria da qualidade educacional de Caetité e alinhar o planejamento da educação para as próximas décadas no desafio de construir uma política educacional permanente embasada no Plano Municipal de Educação e nas experiências exitosas da rede pública de ensino de Sobral-CE”, explicou a secretária de Educação de Caetité.

Atividades
Dentre as inúmeras reuniões técnicas da equipe da Educação de Caetité com a Secretaria Municipal de Educação de Sobral destacam-se o encontro com o secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima.

Além disso, a equipe da Secretaria de Educação participou do XXXIV Seminário sobre a Educação de Sobral, que contou com a palestra “Atividades, ações e metodologias de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Escolar e Pedagógica nas Escolas Municipais de Sobral” com as palestrantes, Sâmia Linhares, Leidiane Marques e Maiara Melo.

Merecem destaque também a visita técnica à Casa da Avaliação Externa do Município de Sobral, conduzida pela professora Lúcia Balica e visita à Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional, conduzida pela Diretora Pedagógica, Ana Flávia.