Projeto itinerante “Unindo forças” é realizado na Comunidade de Sambaíba

Ocorreu na última sexta-feira (12/04), na Comunidade Remanescente de Quilombo Sambaíba, em Caldeiras, o primeiro projeto itinerante “Unindo forças” de 2019. O mesmo é uma iniciativa do CRAS Rural, pertencente à Secretaria de Desenvolvimento Social de Caetité, e tem como principal objetivo levar políticas públicas para as comunidades quilombolas do município, bem como, prevenir os riscos sociais, reduzir as vulnerabilidades e potencializar o desenvolvimento da autonomia e da autoestima nas localidades.

O projeto une informação e entretenimento, favorecendo uma participação mais ativa do público presente. Este encontro, na comunidade de Sambaíba, contou com a presença da Assistente Social Joseni Caxias, e do Psicólogo Diogo Souza; ambos técnicos do CRAS Rural. Esteve presente também, o Professor Ailton Pinheiro, a Educadora física Kessia Mirian, o professor de Capoeira Rafael Lorens (“Manchinha”), o músico e coproprietário do Projeto Café Pequeno João Roberto, e os moradores da comunidade.

Joseni iniciou as atividades fazendo a acolhida ao público, além de uma breve apresentação de todos os profissionais presentes. Em seguida, os mesmos deram suas contribuições no que tange suas respectivas atuações. Joseni frisou sobre a importância do elo CRAS Rural e comunidade, pontuando os resultados obtidos a partir desta aproximação.

Diogo discorreu sobre a importância da saúde mental na vida das pessoas, bem como, os estigmas que a mesma carrega. Além disso, ressaltou sobre as atribuições do psicólogo nos serviços públicos, sobretudo no CRAS Rural, seu local de atuação. João Roberto destacou sobre a relevância da música e da arte, de modo geral, no fomento de potenciais, inclusão social e redução da violência.

Em seguida, o professor Ailton Pinheiro explanou sobre a atividade permacultura, que traz em seu cerne a ideia de criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza. Frisou sobre a possibilidade de reaproveitamento dos resíduos orgânicos na criação de adubos de alta qualidade, possibilitando geração de renda para as famílias de maneira sustentável.

Na sequencia, houve uma breve apresentação musical do Projeto Café Pequeno, promovendo um momento de muita animação e interação entre todos os presentes. Kessia Mirian ressaltou sobre a importância da atividade física, e conduziu o público para um alongamento. Rafael Lorens, em seguida, organizou uma roda de capoeira com as crianças presentes. No fim, foram servidos lanches a todos os presentes, fechando as atividades do projeto.

Deixe um comentário