Projeto Viveiro Educador, da Unidade Regional da Embasa de Caetité, completou um ano

No dia 15 de março a Unidade Regional da Embasa de Caetité (USC) comemorou o primeiro aniversário do projeto Viveiro Educador, durante a abertura da Semana da Água 2019. Para marcar a data, uma equipe da USC recebeu alunos de escolas da zona rural de Caetité, além de colaboradores da unidade.

O espaço é um local de aprendizagem, que além de produzir mudas de espécies vegetais, proporciona um encontro de saberes de diversos segmentos da sociedade, através de oficinas práticas fomenta reflexões críticas sobre a problemática ambiental atual.

Carla, engenheira sanitarista e ambiental da Embasa de Caetité, explica como funciona o projeto. “Nesse espaço, nós discutimos a realidade do meio-ambiente hoje. De onde vem a água, qual a problemática da água, pra onde vai o nosso esgoto. Então, nós vivenciamos a realidade local e isso propicia conhecimento; e o conhecimento pode criar uma mudança e uma potencialização individual e coletiva para mudar a nossa realidade!”, destaca Carla.

O evento contou com palestras, apresentação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Piloto e visita ao espaço do viveiro de mudas, além de distribuição de brindes. Os participantes também conheceram uma proposta de bioconstrução, um galpão construído com garrafas de vidro, em um exemplo de reaproveitamento de materiais que poderia ser descartados indevidamente no meio ambiente.

A Assistente Social da Embasa, Thaciane Lelles, destaca a importância da parceria da empresa com a administração municipal. “Esse é um espaço que traz para as comunidades a sua realidade local. Nós trazemos pra cá matas ciliares, mostramos como é o tratamento de água realizado pela Embasa, trabalhamos com bioconstrução, demonstramos para as crianças como é feita a coleta de lixo e a destinação correta do lixo; temos minhocários. Então, é um espaço diversificado que trata sobre o meio-ambiente em geral. E desde 2018 temos trazido alunos da rede municipal de ensino pra cá e essa parceria é muito importante, pela troca de conhecimento”, explica Thaciane.

Diana Gondim, diretora do Grupo Escolar Vereador Clemente Ferreira de Castro destacou que esse momento é fundamental para desenvolver a consciência ambiental dos alunos, que vão multiplicar essas informações em casa. “Esse é um espaço bem interessante porque atiça a curiosidade dos alunos. Tenho certeza que eles aprenderam aqui, de forma lúdica, o que seria mais difícil de explicar dentro das salas de aula. Parabenizo a equipe pela iniciativa, porque nós precisamos pegar a semente que foi semeada aqui hoje e plantar também em nossa casa, para que consigamos transformar juntos a realidade do meio ambiente”, comemorou Diana.

Em um ano de existência, o projeto Viveiro Educador já mobilizou cerca de 600 estudantes da rede pública de ensino de Caetité e região, e cerca de 100 colaboradores, em mais de 20 eventos externos e internos. O espaço é aberto a visitação pública, mediante agendamento, através do telefone 3454-8400.