Lutas, Resistências e Liberdades
Protagonismo ao povo que fez e que faz História
A Festa de Dois de julho em Caetité, vem se tornando cada vez mais um momento oportuno para a realização de atividades pedagógicas diversificadas que contemplam este fato histórico e o que ele representou para o Estado da Bahia mantendo-o vivo em um movimento em que passado, presente e futuro se conectam e se intercruzam e cuja relação é imprescindível para a construção da história e da identidade de um povo e de seu lugar.
Neste o ano de 2024, a Secretaria Municipal de Educação, incluiu no tema do Projeto Pedagógico: Lutas, Resistências e Liberdades, o recorte: Protagonismo ao povo que fez e faz História, com objetivo de lançar luz sobre os grupos silenciados e ou invisibilizados em seu lugar de agentes históricos.
Neste contexto, foi organizada, escrita, e lançada a 2ª edição da Revista do Dois de Julho contemplando, aspectos do evento histórico em questão, as festividades do Dois de Julho em Caetité e o tema trabalhado pela Rede Municipal de Ensino no ano de 2024.
Ela é composta por produções de cunho acadêmico, literário, artístico, memorial, cujo objetivo é valorizar e divulgar os trabalhos de professores e alunos da Rede, de pesquisadores locais e ainda constituir fonte de pesquisa sobre a data cívica, a festa realizada em Caetité e o tema desenvolvido neste ano “Protagonismo ao povo que fez e faz História”
Como falar em Lutas, Resistência, Liberdades e Protagonismo, sem lembrar das Comunidades Quilombolas? Essa inquietação nos levou a desenvolver uma série de atividades junto à essas comunidades que culminaram com a escrita de um Dossiê mais que especial que se encontra no corpo desta revista.
Com isso, intencionamos conhecer, registrar, ainda que sucintamente, a história das Comunidades Quilombolas de Caetité para, com isso, valorizar e reconhecer sua importância para vivacidade da memória e da identidade ancestral que nos trouxe até aqui no modo de pensar, trabalhar, se relacionar, festejar, de resistir, enfim de viver.
Assim, convidamos você leitor a conhecer um pouco da História e da Festa de Dois de Julho de Caetité bem como das quatorze Comunidades Quilombolas já reconhecidas deste município. Esse é o nosso jeito de fazer história e assim o fazemos!