Sala do Empreendedor realizou seminário sobre o eSocial em Caetité

O Governo Participativo, através da Sala do Empreendedor realizou na terça-feira (04/09) em parceria com o Sebrae e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Caetité (CDL) o Seminário “A Reforma Trabalhista e o eSocial: o que muda para as Micro e Pequenas Empresas”. O evento lotou o auditório do CETEP – Centro Territorial de Educação Profissional de Caetité.

Participaram da palestra empresários, contadores e potenciais empreendedores, assim como estudantes de contabilidade e administração. O palestrante, o Prof.º Djalma Palma, bacharel em Ciências Contábeis, consultor e instrutor do Sebrae, esclareceu e dirimiu as dúvidas acerca das novas exigências do eSocial com a Reforma Trabalhista.

Com a nova legislação do trabalho, muitas informações relacionadas às obrigações trabalhistas deverão constar na declaração do eSocial. O eSocial, que é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, é o sistema pelo qual os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

O Gerente da Sala do Empreendedor da Prefeitura de Caetité, Gledson Moreira, destacou que é importante saber como declarar no eSocial para não ter problemas com a Receita Federal, Previdência e Ministério do Trabalho.  “O objetivo do seminário de esclarecer as informações e tirar dúvidas dos empregadores sobre o eSocial, foi alcançado com uma grande participação. Essa é uma contribuição do Governo Participativo juntos as empresários e aos micro e pequenos empreendedores de nossa cidade”, enfatizou Gledson.