Secretaria de Educação de Caetité realizou encontro de planejamento com gestores de escolas municipais

Aconteceu durante os dias 07 e 08 de fevereiro, o encontro Técnico Pedagógico com os gestores das escolas municipais de Caetité. O encontro promovido pela Secretaria Municipal de Educação contou com palestras, discussões e reflexões com o objetivo de melhorar e tornar cada vez mais significativa a qualidade do ensino e aprendizagem.

Dentre os temas discutidos no encontro, foram evidenciadas questões como: Gestão Escolar Partilhada; O Papel da Equipe Gestora; Apresentação do Diagnóstico de Percurso da aprendizagem do aluno; Taxas de abandono escolar no Ensino Fundamental; Distorção idade/série; Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); Conselho Municipal de Educação (O papel do Conselho e orientações legais para o funcionamento das Unidades Escolares).

Todas essas temáticas provocam a análise dos trabalhos realizados os anos anteriores e o que se deseja construir diferente ou mesmo aperfeiçoar no ano letivo que se inicia.

A secretária da pasta, a Prof.ª Iamara Junqueira, reforçou a importância desse momento de formação com os gestores. “Com o início do ano letivo, esse encontro visa à organização e planejamento de nossas ações, o percurso a ser traçado e as metas a serem alcançadas. Os gestores são peças importantes no planejamento de cada unidade escolar”, destacou.

Ainda que os resultados venham a ser prolixos, para quem acredita no poder transformador da educação, sabe também que a aprendizagem acontece em ritmos diferentes nos sujeitos que aprende. Este é um dos papeis mais precípuos das formações continuadas, fortalecer e otimizar o potencial dos educadores com relação a responsabilidade, ao compromisso e ao respeito.

Homenagem

Na oportunidade, as colegas Susana e Miraci foram convidadas a participarem conosco do primeiro dia do encontro. Foi preparada uma homenagem para ambas, que com tanta competência e dedicação enquanto estavam à frente como diretoras, sempre exerceram suas funções com muito exímio.