Secretaria Municipal de Educação conclui processo de escolha do Livro Didático 2019

A Secretaria Municipal de Educação, Através da Gerência de Acompanhamento e Planejamento Pedagógico, concluiu esta semana o processo de Escolha do Programa Nacional do Livro e do Material Didático PNLD – 2019, que é uma política pública executada pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e pelo Ministério da Educação.

O PNLD é um dos maiores programas de distribuição de livros do mundo. Os materiais adquiridos vão diretamente para as mãos dos alunos e professores da Rede Municipal de Ensino.

Este ano a abrangência do programa aumentou, passando a incluir no PNLD 2019 o atendimento à educação infantil com o Manual para o professor, bem como o Manual da disciplina de Educação Física, para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e também as Coleções de Projetos Integradores, que são obras didáticas com propostas pedagógicas, que integram no mínimo dois componentes curriculares.

Em Caetité o processo de Escolha do PNLD 2019 para a educação infantil e Ensino Fundamental I, se deu em três etapas:

I Etapa na Escola: Coordenador e professores – Reflexão, discussão e analise das obras aprovadas pelo Ministério da Educação;
II Etapa na Secretaria de Educação: Professores e coordenadores Pedagógicos – Definição da escolha única para a rede;
III Etapa na Escola: O gestor-registra a escolha no Sistema PDDE interativo.

Para a Gerente de Acompanhamento e Planejamento Pedagógico, Marta Caramelo, “o processo de escolha dos livros didáticos se deu de forma transparente, visando assegurar de forma democrática com uma reflexão conjunta com a comunidade escolar”.

“Vamos juntos trabalhar pela boa gestão do livro didático, pois ganha o aluno, ganha a escola, ganha a educação!”, destacou Marta.