Secretarias de Educação e de Cultura têm primeira reunião com os grupos de montaria para o 2 de Julho 2018

A festa do 2 de Julho é uma das mais tradicionais de Caetité, e a cidade é das poucas da Bahia que comemoram a data máxima do estado. Em 2018 a temática do desfile será: “Valores Humanos para a vida e para a paz”.

Todos os anos os preparativos se fazem com antecedência e uma das importantes etapas é a discussão de vários tópicos com os representantes dos grupos de montaria que abrilhantam os festejos cívicos.

Na noite de ontem (16/05), no auditório da Casa Anísio Teixeira, os representantes dos Grupos de Montaria se reuniram com a Secretária de Educação, Iamara Junqueira, e representantes desta secretaria e da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, tendo por pauta a organização dos grupos nos desfiles, o campeonato de equinos e os ensaios.

Na oportunidade do encontro, foi realizada uma palestra com a Médica Veterinária Drª Ingrid Moreira, sobre a Anemia Infecciosa Equina (AIE). Drª Ingrid é especialista em Clínica, Cirurgia e Reprodução Equina. Também estiveram presentes na reunião o Gerente Técnico da ADAB, Felipe Barreira; o Gerente Administrativo da ADAB Aroldo Moreira; o Auxiliar de Fiscalização – ADAB, Edson Junqueira; o Auxiliar Administrativo da ADAB, Tiago Oliveira.

Edson Junqueira destacou a importância da saúde dos animais, por esse motivo é imprescindível a realização da coleta de sangue dos cavalos para a realização do exame de (AIE). O exame é gratuito e, até o momento será realizado nas seguintes datas e locais:

  • Dia 20/05, a partir das 08h: Associação do Anguá;
  • Dia 20/05, a partir das 13h: Pedra Grande (em frente à Igreja);
  • Dia 26/05, a partir das 08h: Maniaçu, na Praça do Mercado;
  • Dia 26/05, a partir das 15h: Tabua (próximo ao Bar do Cirão);
  • Dia 27/05, a partir das 08h: Pajeú e Aroeiras;
  • Dia 27/05, a partir das 15h: Sede do município de Caetité, em frente ao Ginásio de Esportes.

Novos agendamentos em outras comunidades estão sendo providenciados.

Outra deliberação que cabe ser realçada é a data de realização dos ensaios para os festejos, e os grupos que deles ficaram encarregados:

  • 27/05 – Às 16h, saída em frente ao Cetep. Grupos de Montaria responsáveis: Anguá e Montaria Cowboy da Estrada;
  • 17/06 – às 10h, saída em frente ao Cetep. Grupos de Montaria responsáveis: Guerreiro da Paz e Palmeira.

O Campeonato de Equinos acontecerá no dia 10 de junho, a partir das 09h, no Centro de Comercialização de Animais César Ladeia, (situado no Bairro Lamarão). E todos os animais que participarem do Campeonato, deverão ter realizado o teste de AIE, bem como o de Mormo, do contrário, não poderá competir. “Por esse motivo é interessante que os donos dos animais que desejam competir, realizem os exames até o dia 29 de maio, para que o resultado saia a tempo da competição”, explicou Edson Junqueira.

O Governo Participativo preserva a tradição, e convida todos para juntos realizar um 2 de Julho cada vez melhor.

 

Deixe um comentário