Assistência Social

O Serviço de Assistência Social é ofertado através de vários órgãos e entidades na cidade, com o objetivo de atender famílias em situação de vulnerabilidade. As ações perpassam garantia e proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

A partir do adequado conhecimento do território, o Cras promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.

Conhecendo o território, a equipe do Cras pode apoiar ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, atuando junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer, cultural, entre outros.

CRAS URBANO

Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 145
Alto Bueno Aires, Caetité/BA, CEP 46.400-000
Tefefone: (77) 9.9151-3930
E-mail: crasurbano@caetite.ba.gov.br
Instagram: crasurbano.caetite            
Facebook: crasurbano.caetite
Agente Público Responsável: Zênia Pereira Chaves

CRAS RURAL

Endereço: Rua Professor Antônio M, 24
Centro, Caetité/BA, CEP 46.400-000
Telefone: (77) 9.9198-0935
E-mail: crasrural@caetite.ba.gov.br
Instagram: @cras.ruralcaetite
Facebook: cras.rural.9
Agente Público Responsável: Regina Célia Rodrigues Novaes

CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Os usuários atendidos no Creas se encontram em uma situação de risco pessoal ou social, em que seus direitos foram violados ou ameaçados. Alguns exemplos de violações são o abuso sexual, a violência física ou psicológica, e o abandono ou afastamento do convívio familiar, evidenciando o rompimento ou fragilização desses vínculos.

Nesta perspectiva, o Creas recepciona e acolhe as pessoas, fortalece vínculos familiares e comunitários, disponibiliza informações sobre Direitos e viabiliza acesso a outros serviços, benefícios e programas. O objetivo é auxiliar as pessoas a superar as violências sofridas ou a diminuir os danos causados por elas.

CREAS

Endereço: Praça Rodrigues Lima, 52,
Feira Velha, Caetité/BA, CEP 46.400-000
E-mail: creascaetite@gmail.com
Instagram: creascaetite
Agente Público Responsável:
Paulo Henrique Nascimento dos Santos

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é um órgão municipal responsável por zelar pelo direitos da criança e do adolescente. Este foi criado conjuntamente ao ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. É um órgão permanente, ou seja, uma vez criado não pode ser extinto, e possui autonomia funcional, não sendo subordinado a qualquer outro órgão estatal.

O Conselho Tutelar é formado por membros eleitos pela comunidade de forma aberta e democrática. Durante a gestão, os conselheiros atendem crianças e adolescentes e aconselham seus pais e responsáveis. Seu trabalho é basicamente norteado sob denúncias, por isso, sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra menores, como por exemplo, em casos de violência física ou emocional, o Conselho Tutelar deve ser acionado.

CONSELHO TUTELAR

Endereço: Rua XXIII, s/n
São Vicente, Caetité/BA, CEP 46.400-000
Fone: (77) 9.9909-1904           
E-mail: conselhotutelarcte2010@hotmail.com
Instagram: conselhotutelardecaetite
Conselheira Tutelar:
Lúcia Vírginia Gondim Santos

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – CMDCA

Endereço: Avenida Prof.a. Marlene Cerqueira de Oliveira, 1000, Centro Administrativo de Caetité, Bairro Prisco Viana, Caetité/BA, CEP 46400-000          
Presidente do CMDCA: Nelson Batista de Oliveira Filho