Guardiões E.M. Conceição Pontes 2023

E.M. MARIA DA CONCEIÇÃO PONTES

Professores/Coordenadores:

Josélia Lessa da Silva; Fábio Guimarães de Souza

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DIA DA ÁGUA

DIA DA CAATINGA

Se perguntarmos a uma criança urbana de onde vem o leite, as frutas, o arroz, a água e os ovos, é bem provável que ela responda imediatamente que vem do supermercado. O motivo para isto acontecer é simples: falta de contato físico com a natureza, principalmente devido a grande destruição do meio ambiente, e a pouca valorização que o ser humano dá ao mundo natural. Uma das explicações para isso é a crescente urbanização, que afasta o indivíduo da natureza, produzindo uma sensação de desligamento do natural.

Neste cenário, é de fundamental importância que as crianças travem contato com a natureza, despertando sentimentos e exercitando todos os sentidos. Ver e compreender a natureza como o resultado de inúmeras relações de causa e efeito pode contribuir para uma religação, um novo despertar para a valorização do todo. Quando se altera qualquer dos elementos pertencentes ao mundo natural, há uma reação em quase todo seu sistema, num processo de busca de um novo equilíbrio.

A educação ambiental ensinada em sala de aula, portanto, apresenta-se como uma importante ferramenta para o despertar de uma nova consciência, uma vez que sua implementação está prevista na Política Nacional da Educação Ambiental para todos os níveis de ensino, da educação infantil à pós-graduação. Não como disciplina, mas como tema a ser incluído nos diferentes conteúdos programáticos.