Prestadores

Espaço dedicado a divulgação de relatórios aos Prestadores de Serviços Hospitalares e Ambulatoriais do Municipio

O Sistema de Infamações Hospitalares (SIH-SUS) e o Sistema de Informação Ambulatorial (SIA-SUS) configuram-se como sistemas importantes para o registro e captação de dados de internações hospitalares e atendimentos ambulatoriais. Respeitando a própria natureza desses sistemas, sua utilização tem se voltado mais para o controle de provisão e gastos com a assistência ambulatorial e hospitalar, embora os dados que provêm permitam ampliar o espectro dessa utilização, podendo inclusive subsidiar a avaliação da própria descentralização da saúde, quer do ponto de vista do financiamento da assistência à saúde, como da produção e resolubilidade dos serviços de saúde.

O SIA/SUS é o sistema que permite aos gestores locais o processamento das informações de atendimento ambulatorial (não hospitalar) registrados nos aplicativos de captação do atendimento ambulatorial pelos prestadores públicos e privados contratados/conveniados pelo SUS. Se edifica como um instrumento capaz de transformar os dados ambulatoriais em informações relevantes para subsidiar a tomada de decisões em saúde.

A finalidade do AIH (Sistema SIHSUS) é registrar todos os atendimentos provenientes de internações hospitalares que foram financiadas pelo SUS, e a partir deste processamento, gerar relatórios para que os gestores possam fazer os pagamentos dos estabelecimentos de saúde.

As informações extraídas destes sistemas são utilizadas como um importante instrumento de gestão, subsidiando, assim, as ações de planejamento, programação, regulação, avaliação, controle e auditoria da assistência médica.

Dúvidas e Informações

Em caso de dúvidas ou divergências em relação às informações apresentadas, entrar em contato com o setor responsável pelo processamento.

Agente Público Responsável: Roberto Laranjeira

Telefone: (77) 3454-5700 (Ramal 32)  / (77) 9.9901-8240

Endereço: Secretaria de Saude / Centro Administrativo de Caetité, 1000, Bairro Prisco Viana, Caetité/BA, CEP 46400-000