Caetité: Vem aí o 2º Fórum Municipal de Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secelt) e o Conselho Municipal de Cultura realizarão o 2º Fórum de Cultura de Caetité, nos dias 27 e 28 de setembro, na Casa Anísio Teixeira. O Fórum terá como tema “Avaliar e Agir: Os caminhos para efetivação das Políticas Públicas para Cultura do Município”, com o objetivo do fortalecimento da cultura local.

O evento terá uma programação de palestras e grupos de trabalhos que vão tratar de assuntos pertinentes ao tema. Após o credenciamento e abertura oficial, a vice-prefeita e secretária da Secelt, Jaquele Fraga, falará sobre a estrutura e legislação da pasta. Na sequência, terão as palestras “Estratégias para o Desenvolvimento Cultural do Município e o Programa Municípios Culturais”, com Sandro Magalhães, representante da Secretaria de Cultura da Bahia; e “A importância dos Conselhos de Cultura na implementação das políticas culturais”, com Emílio Tapioca, presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia.

Ainda no dia 27, a partir das 14h, acontecerá a formação dos Grupos de Trabalhos (GTs) para avaliar o Plano Municipal de Cultura e proposições. Os GTs envolverão os seguintes temas: Gestão de Cultura, Música, Artes Visuais, Artes Cênicas, Dança, Patrimônio de Natureza Imaterial e Material, Audiovisual, Artesanato, Pensamento e Literatura e Espaços Culturais.

No dia 28, começando às 8h, terá um breve balanço das políticas culturais e desafios atuais dos coletivos, artistas e grupos culturais, com Cléber Eduão, e a plenária com a apresentação das proposições e relatos prioridades dos GTs; além da construção do documento a ser entregue ao executivo. Para o encerramento, terá a apresentação da Cia Dupla de 2.

Antes do Fórum, no domingo (23/09), haverá o “esquenta” para o evento, com uma atividade cultural no Coreto da Praça da Catedral, começando às 20h30 após a missa. Serão realizadas apresentações do Conservatório de Música da Casa Anísio Teixeira, da Cia Dandaras e da peça teatral “O culpado da morte” ambas do Projeto ‘Arte e Eu’, e dos Tambores da Magia do Terreiro Ilê Asé Danadana.

A vice-prefeita e secretária da Secelt, Jaquele Fraga, convida a toda a comunidade caetiteense, sobretudo, os agentes de cultura para participarem do evento. “O Fórum de Cultura de Caetité será um espaço de participação popular, no qual toda a população poderá fazer suas proposições e sugestões de maneira democrática. Por isso, se faz importante a participação de todos no sentido de contribuir com o desenvolvimento da cultura em nossa terra”, explicou.

Programação 2º Fórum de Cultura de Caetité

– 27 de setembro – (quinta-feira) 8h

• Credenciamento
  • Composição da Mesa Oficial
  • Apresentação do Regulamento do Fórum
  • Estrutura e legislação da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo / SECELT. (Jaquele Fraga Teixeira – Vice-prefeita e Secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo)
  • Palestra: “Estratégias para o Desenvolvimento Cultural do Município e o Programa Municípios Culturais” (Sandro Magalhães – Superintendente Desenvolvimento territorial da Cultura da Secretaria de Cultura da Bahia SECULT-BA)
  • Palestra: “A importância dos Conselhos de Cultura na implementação das políticas culturais” (Emílio Tapioca – “Presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia”).

– 27 de setembro – (quinta-feira) 14h

• Formação dos GTs para avaliar o plano Municipal de Cultura e Proposições.

– 28 de setembro – (sexta-feira) 8h

• Cleber Eduão: Breve balanço das políticas culturais e desafios atuais dos coletivos, artistas e grupos culturais.
  • Proposições apresentadas e relatos prioridades
  • Explanação dos relatos prioridades para a construção do documento a ser entregue ao executivo
  • Encerramento: Apresentação CIA Dupla de 2.