Prefeitura de Caetité realiza gratuitamente teste para detectar leishmaniose em cães

Agentes da equipe de Endemias da Prefeitura de Caetité têm feito coleta de sangue de cachorros em alguns bairros da cidade às terças e quintas. O material é usado no teste de detecção da leishmaniose visceral, doença que tem no animal o principal hospedeiro. O resultado do teste sai com 15 minutos.

A leishmaniose visceral, ou calazar, é uma infecção contagiosa causada por um protozoário e é transmitida para cães e humanos por meio da picada do mosquito-palha. É a forma mais letal das leishmanioses e ataca todo o organismo.

De acordo Palanda Nunes de Barros, Gerente Municipal de Endemias, a coleta de sangue desses animais começou pelos bairros endêmicos, região que abrange os Bairros Alto do Cristo e Observatório, e, posteriormente, será realizada nos demais bairros da cidade.

“Para a realização desse exame, apenas uma gota de sangue do animal é suficiente e, em 15 minutos, pode ser constatado o resultado. Caso dê positivo, esse material é encaminhado ao laboratório do LACEN, na cidade de Salvador, para a realização do exame de contra prova. Caso dê positivo novamente, é realizada a eutanásia nos cachorros contaminados, pois essa doença não tem cura”, explica Palanda.

Para a Senhora Jaqueline de Jesus Santos Santiago, moradora da Rua Professor Hélio Negreiros, a realização desse teste de forma gratuita, representa mais segurança para a população. “É muito bom, porque nós podemos saber com certeza a real situação dos nossos animais. Eu que tenho criança em casa, que está sempre em contato com nosso cachorro, fico mais tranquila ao saber que ele não representa nenhum perigo. E é melhor ainda, porque é um exame gratuito, porque eu não tenho condições de levar o meu cão em uma clínica veterinária” destacou a moradora.

Esse trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Endemias, e em parceria com o Núcleo Regional de Saúde, antiga DIRES.