200 ANOS DO DOIS DE JULHO – A PREFEITURA LANÇA REVISTA COMEMORATIVA À DATA MÁXIMA DA BAHIA E FALANDO DE CAETITÉ NO CONTEXTO DESTA GRANDE HISTÓRIA

A Revista Bicentenário do 2 de Julho – Celebração da Independência em Caetité foi um dos resultados de um projeto pedagógico da Secretaria de Educação, que nesse caso contou com apoio de outras secretarias, como a de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. À frente da iniciativa estiveram docentes da rede municipal e foi o coroamento de uma ação educacional com os alunos sobre a importância dessa data para a cidade.

O lançamento ocorreu no auditório da Casa Anísio Teixeira, na noite do dia 30 de junho de 2023, estando ali presentes autoridades, professores, estudantes e a população em geral.

A “Revista do Bicentenário” contou com textos de estudantes, que participaram de um concurso e ali foram premiados, e de estudiosos e caetiteenses que fizeram um amplo registro da Festa do Dois de Julho de Caetité, bem como sobre o histórico da data.

O prof. Jorge Antônio dos Santos abriu os trabalhos, saudando os presentes e convidando a todos para conhecer a Revista, que será a primeira de outras.

Sendo apresentada por Fernanda Oliveira, o evento principiou com a fala do prof. Zezito Rodrigues, um dos autores, entrevistado pela profª Luana Pimentel. A seguir André Koehne foi entrevistado por Dete Gonçalves. Márcia Haidê foi entrevistada pelo prof. Fabiano Bomfim, e também falou com Fernanda Oliveira, que narrou as entrevistas feitas para a escrita de seu artigo. As preleções terminaram com as falas do vice-prefeito, Valmique Trindade, de do prefeito, Valtécio Aguiar e, então, foram feitas as entregas dos primeiros exemplares da Revista àqueles que nela tiveram participação.

A iniciativa, pioneira na cidade, visa a dar cumprimento ao registro memorial desta que é uma das comemorações mais importantes da cidade, exemplo de tradição, civismo e participação popular para toda a Bahia.