Diga Não à Fake News

Diante das fakes news que circulam em sites e redes sociais de Caetité sobre “milhares de doses de vacina que podem ter perdido a validade no município de Caetité”, a Secretaria Municipal de Saúde informa que foram descartadas 60 DOSES de vacina contra a Influenza (gripe), lote 200124 com validade em 04/2021, por se tratarem de doses remanescentes da Campanha de Vacinação contra Influenza de 2020, que infelizmente não foram disponibilizadas para a população ano passado.

Cabe explicar não foram utilizadas no ano de 2021 pois não é recomendada a utilização do referido imunizante de campanhas de anos anteriores devido à alteração da sua formulação, que contém proteínas de diferentes cepas do vírus Influenza definidas ano a ano.

A alteração dessas cepas podem ser verificadas no INFORME TÉCNICO DA 23ª CAMPANHA NACIONAL CONTRA A INFLUENZA – 2021. Os informes técnicos são divulgados e de conhecimento público, especialmente aos profissionais ligados à saúde.

Desta forma, é importante salientar que para a garantia de uma imunidade efetiva, a vacina da Influenza deve ser utilizada no mesmo ano de sua produção, ou seja, neste caso, deveria ter sido utilizada em 2020.

A Secretaria Municipal de Saúde lamenta a disseminação de fake news, principalmente em época de pandemia, onde a imprensa deveria ter um papel educativo e esclarecedor.