Prefeitura de Caetité e CMDCA realizaram a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Em consonância com os demais municípios da Bahia, a Prefeitura de Caetité e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizaram, na última quarta-feira (15), a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Presentes na ocasião, os participantes de diversos setores de proteção direitos das crianças e adolescentes discutiram o tema de grande relevância para a atualidade: “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades de crianças e adolescentes, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade. ”

Durante a palestra, ministrada pela psicóloga Jussara Aguiar, a profissional destacou a mudança das relações familiares, bem como na sociedade, pós pandemia. Aguiar fez fala em sentido de alerta para essas mudanças que, em alguns casos, geram dificuldades com relacionamento, bem como na saúde mental de crianças e adolescentes.

No evento, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, os eixos temáticos discutiram propostas como musicoterapia para crianças e adolescentes com autismo, síndrome de down e outras deficiências; envio de recursos para incremento da merenda escolar; auxílio-alimentação para o setor que, em muitas ocasiões, se alimentam tão somente na escola; criação de um Centro de Educação Especial a nível de município.

Ao final da reunião, foram eleitos seis delegados, dos diversos setores já mencionados, para representarem Caetité na Conferência Estadual, em data a ser divulgada pelo Governo do Estado.