Prefeitura de Caetité realiza encontro com representante da Conab

Em reunião ocorrida nesta quinta-feira (9), a Prefeitura de Caetité recebeu o representante da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para apresentar a Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). Esta política garante um preço mínimo para 17 produtos extrativistas que ajudam na conservação dos biomas brasileiros: açaí, andiroba, babaçu, baru, borracha extrativa, buriti, cacau extrativo, castanha-do-brasil, juçara, macaúba, mangaba, murumuru, pequi, piaçava, pinhão, pirarucu de manejo e umbu.

O encontro promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), contou com a presença de Pablo Cabadas, analista de operações da Conab. De acordo com ele, a reunião objetivou a apresentação do programa bem como a demonstração das normativas que regem a PGPM-Bio e, como isso, pode ajudar as associações e cooperativas instaladas no município, bem como esse conhecimento pode ser multiplicado.

Cabadas observou que a proposta inicial da Conab com essa política é incentivar a venda de produtos à Conab, originários da biodiversidade, ou seja, produtos encontrados “no meio do mato” como, por exemplo, pequi, mangaba, umbu entre outros.

De acordo com o analista de operações, “o objetivo do programa é a comercialização por um preço justo e garantir uma renda para o município e para o produtor local fazendo com que, tanto o produtor quanto o consumidor tenham acesso a esses produtos de forma justa e com preço acessível”, finalizou Pablo.