Prefeitura e Conselho Municipal de Saúde realizam a VII Conferência de Saúde

A Prefeitura, em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizaram, nos dias 16 e 17 de março, a 7ª Conferência Municipal de Saúde. Embasada no tema geral proposto pelo Ministério da Saúde “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia: amanhã vai ser outro dia”.

Durante os dois dias de conferência, na qual estiveram presentes associações, sindicatos, profissionais de saúde e sociedade civil, foram discutidas ações e propostas que serão enviados à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) para se juntar a outras de todos os municípios baianos na Conferência Estadual de Saúde, em data ainda a ser divulgada pela SESAB.

Várias propostas feitas pelos eixos de discussão, que foram quatro. Entre elas destacam-se: ampliação do número de vagas para a região, na chamada regulação de leitos do Estado; melhoria no envio de recursos para a saúde dos municípios; criação de novos leitos para atender a demanda crescente, bem como a criação de novos Postos de Saúde ou Hospitais no território.

A realização da Conferência é uma grande oportunidade discutir, de forma democrática e transparente, a saúde como um todo. Destaca-se, aqui, a parceria frutuosa entre a Fundação Hospitalar Senhora Santana (FHSS) e a Prefeitura no atendimento dos pacientes caetiteenses, parceria que tem dado muito certo.

De acordo com o presidente do CMS e diretor administrativo da FHSS, Antônio Gomes, o momento ideal para a discussão de novas propostas para a saúde é, justamente, durante a conferência, que é realizada a cada dois anos. Gomes ainda cita que a participação de todos que compõe o sistema de saúde, a nível de município e a sociedade civil, é de fundamental importância para ouvir demandas, sugerir soluções para alcançarmos a saúde que queremos.