Projeto Glaucoma realizou atendimento em Caetité

A Prefeitura de Caetité, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com o Governo Federal, realizou nesta sexta-feira (14), uma nova etapa do mutirão do Glaucoma. Nesta etapa foram atendidas 350 pessoas, da sede e da zona rural.

A secretária municipal de Saúde, Verônica Barbosa, avaliou com positivo o retorno do Projeto, visto que os pacientes estavam sem acompanhamento assistencial periódico. “Um dos nossos grandes ganhos é a garantia de medicação, atendimento de qualidade e acompanhamento periódico para os nossos pacientes serem assistidos e bem tratados”, explicou a secretária.

Dona Joana dos Santos, 85 anos, frisou o bom atendimento do Projeto “Fui bem recebida e quero ser sempre atendida por essa equipe, fiquei um tempo sem tratamento, sem colírio e sem assistência. Hoje sinto-me feliz e peço a Deus que abençoe a todos”.

O diretor da Adrivana Cunha Hospital de Olhos, Omar Tavares, explicou que os pacientes passam por uma triagem, em seguida são chamados para a realização de testes que são realizados por enfermeiros. Após a avaliação, são atendidos pelo médico que realiza exames, verificando a pressão ocular e receitando o uso de colírio para o tratamento adequado da doença, que são fornecidos pela farmácia que é montada no próprio local.

Os colírios são distribuídos para o tratamento de 90 dias. Omar agradeceu a Prefeitura de Caetité pelo acolhimento e pela organização do evento e garantiu voltar para realizar acompanhamento periódico e previsto pelo Ministério da Saúde.

Fotos: Mozana Dantas/Direcom