Secretário detalha plano municipal de coleta de lixo e comenta sobre novos caminhões de lixo em Caetité

Em entrevista a rádio Educadora FM, na manhã desta quinta-feira (8), o secretário municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública, Henrique Portella, explicou o plano municipal de coleta de lixo em Caetité, que foi reforçado com três novos caminhões de lixo e 50 novos container (caixas coletoras).

Sobre os três novos caminhões de lixo, o secretário explicou que, por meio do pregão eletrônico se chegou a um excelente valor para aquisição dos veículos, que são modernos e equipados com braço mecânico basculador para automatizar a recolha das caixas coletoras. Cada caminhão, mensalmente, custará R$ 15.500 a Prefeitura, com a manutenção já inclusa (limpeza, higienização diária, mecânica, pneus e toda parte elétrica).

Segundo Portella, se fosse para comprar um caminhão do mesmo modelo, o custo seria de aproximadamente R$ 600 mil, por unidade, totalizando R$ 1,8 milhão aos cofres públicos. Outro ponto destacado pelo secretário seria a demora no processo de compra, que levaria de quatro a seis meses, para entrega dos veículos, o que prejudicaria a coleta diária do lixo em Caetité.

Durante a entrevista, o secretário destacou ainda que a nova gestão reestruturou o plano municipal de coleta de lixo, otimizando o serviço e gerando uma economia de 25% no gasto com combustível após a definição de novas rotas na cidade.

Queimadas
O secretário municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública, Henrique Portella, voltou a pedir para que a população não realize queimadas no município, pois além de causar danos irreparáveis ao meio ambiente, coloca em risco a vida das pessoas.

“Diariamente, a nossa equipe tem recebido denúncias de queimadas, identificado e multado os infratores, uma vez que consiste crime ambiental. Pedidos aos cidadãos que não realizem queimadas e nos ajude no cuidado da cidade”, ressaltou Portella.